Clipagens

Luz, câmera, ação: tudo o que você precisa saber sobre o curso de Cinema

No próximo domingo (9), vai ao ar a 92ª edição do Oscar, a cerimônia de premiação norte-americana mais cobiçada.

Com o evento, a atenção do público é voltada para o cinema e para a indústria cinematográfica. Afinal, as categorias do Oscar envolvem diversas áreas de atuação como melhor filme, documentário, curta-metragem, animação, roteiro, montagem, efeitos visuais e direção.

Nesta edição, a lista de indicados conta com uma produção brasileira: o documentário Democracia em Vertigem, da Petra Costa, que concorre à categoria de melhor documentário. O que nos mostra que o cinema brasileiro está ganhando espaço não só no mercado nacional, mas também no internacional.

Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post com informações sobre a formação e o mercado de trabalho dessa área. Confira!

O curso
Com duração média de quatro anos, a graduação em Cinema e Audiovisual oferece aulas teóricas e práticas, que podem variar de acordo com a instituição. As teóricas incluem história da arte, história do cinema, teoria da comunicação, cinema brasileiro, legislação e mercado audiovisual, sociologia, psicologia e antropologia. As aulas práticas incluem som, montagem, luz e iluminação, efeitos especiais, análise da imagem, roteirização, documentário, animação e fotografia.

De acordo com o coordenador do curso de Cinema da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Humberto Neiva, a grade possui uma área muito grande de humanas, pois para trabalhar com arte é preciso ter um embasamento cultural. "A gente quer preparar um aluno que tenha uma base, para que ele tenha um aprofundamento para fazer um roteiro", afirma.

Já o aluno dessa graduação possui um perfil investigativo e aberto a diversidades. "O aluno de Cinema tem um aprofundamento cultural muito grande, gosta muito de arte, é paciente pois não é uma atividade da noite para o dia, tem espírito de equipe e uma determinação muito grande porque a gente passa por muitos percalços", conta Humberto.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório e consiste na produção de um curta-metragem e uma espécie de livro com detalhes sobre o processo de produção como roteiro decupado, mapa de luz, figurino e orçamento. Qualquer uma das opções deve ser apresentada para uma banca avaliadora. Em algumas instituições, o estágio supervisionado também é obrigatório.

Qual e a diferença entre cinema e audiovisual?
A área de audiovisual abrange conteúdos em formatos como vídeos, comerciais, programas de televisão ou rádio. Já o cinema, é mais restrito ao processo de produção de vídeos, como roteiro, cenário e montagem. Há também cursos de cinema com ênfase nas áreas de mídias digitais.

Quais são as áreas de atuação do cineasta?
Após a conclusão do curso, o bacharel pode trabalhar em televisão, produtoras de comerciais, produções independentes, ou no ambiente virtual. Veja abaixo algumas áreas de atuação nas quais o profissional de Cinema e Audiovisual pode atuar:

Colorista;
Direção de arte;
Direção de fotografia;
Produção;
Roteirista;
Montagem;
Crítica cinematográfica;
Curador de festivais;
Programador de filmes;
Sonorização;
Animação;
Figurinos;
Captação de recursos.
Mercado de trabalho
Segundo o coordenador da FAAP, o mercado de trabalho dessa área aumentou assustadoramente. "Pela qualidade do material humano que nós temos no Brasil e o número de produtoras em São Paulo, a TV paga que é obrigada a ter três horas por semana, no minimo, de produto brasileiro. Tudo isso fez com que o mercado crescesse", explica.

Segundo Humberto, normalmente os recém-formados começam a carreira profissional na área de produção e, depois, para a área em que possuem maior interesse em produtoras e empresas privadas.

Veja abaixo um vídeo sobre os bastidores da gravação do filme 1917, indicado a categoria de Melhor Filme no Oscar 2020, e entenda um pouco mais sobre o trabalho dos cineastas:

Onde estudar Cinema e Audiovisual?
Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Centro Universitário UNA (UNA)
Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)