Fotos: Ronald Santos Cruz

AESO Ocupa casarão na Rua do Bom Jesus com atividades ligadas à inovação e tecnologia

Curso de Design Gráfico - Olinda
janeiro. 28, 2020

Evento acontece entre os dias 27 e 29 de janeiro para diversos públicos

A AESO-Barros Melo levou a sinergia das artes, design, inovação, direito, comunicação e tecnologia da terra dos altos coqueiros, Olinda, para as redondezas do Marco Zero do Recife. Nesta segunda-feira (27), a instituição iniciou uma nova fase, ocupando o casarão de número 137, na Rua do Bom Jesus, com palestras e oficinas de temas ligados a alguns cursos oferecidos na sede, no bairro de Jardim Brasil. O dia começou com workshop de Introdução ao Motion Graphics, ministrado pelo professor Raphael Sagatio.  Em sala, os participantes aprenderam sobre informações visuais, focadas em mídia e entretenimento, através de animações e efeitos visuais, além de princípios de animação e a aplicabilidade narrativa na criação uma vinheta animada.

Segundo a coordenadora do curso de Design Gráfico e organizadora do projeto, Nara Castro, este foi o primeiro de vários momentos de troca de conhecimento que a AESO-Barros Melo irá proporcionar durante o semestre: “Viemos de Olinda, onde fica a sede da Instituição, e trouxemos, para o bairro do Recife, região que hospeda um dos maiores pólos tecnológicos do país, bate-papos que envolvem cursos disponíveis na instituição e que possuem ampla ligação com a inovação e a economia criativa. O termo “Ocupa” significa justamente isso: levar a AESO para outro contexto, saindo da cidade-sede e ocupando outros espaços”, explica.

Matheus Hirschle, aluno que ingressa, neste semestre, no curso de Design Gráfico das AESO-Barros Melo, destaca a localização do prédio onde as atividades foram realizadas. “O espaço é muito central e de fácil acesso. Durante o AESO Ocupa, participei do curso de Motion Graphics, animações muito utilizadas em mídias sociais e publicidade em geral. Foi uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre as ferramentas”, e complementa: “Eu planejei cursar uma segunda graduação este ano, dessa vez, movido pela paixão que tenho pelas mídias visuais e ilustrações. Durante pesquisa realizada sobre os cursos de Design no Recife, percebi que era quase unânime a opinião das pessoas que o da AESO-Barros Melo tem o melhor ensino com o melhor preço, por isso, já fiz minha matrícula, ingressando como portador de diploma”.

À tarde, as portas do casarão 137 se abriram para o bate-papo sobre "Arte e desrazão: criar possíveis", conduzido pela professora Milena Travassos. Ela recebeu estudantes de diversas áreas, como Produção Fonográfica e Fotografia, para discutir a respeito de sonhos, acaso e desafios no campo artístico do cotidiano. Com várias referências filosóficas, a docente abriu o debate sobre a necessidade de se criar "novos possíveis" para a vida, trabalhos e produções.

As atividades do AESO Ocupa continuam nestas terça (28) e quarta-feira (29) com práticas e debates em torno de Direitos intelectuais, Planejamento de Exposições, Princípios da Animação, Imagem de Marca nas Mídias Digitais e Gestão de negócios.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Sobre o local
O Bairro do Recife é considerado o Vale do Silício brasileiro. A comparação com a região localizada nos Estados Unidos, berço das maiores empresas de tecnologia do mundo, não vem à toa: a capital pernambucana abriga um dos mais importantes pólos de inovação do país – o Porto Digital – e, em 2020, ganhou o posto de melhor cidade para se fazer negócios do Nordeste, de acordo com pesquisa da consultoria Urban Systems, em parceria com a revista Exame.

A AESO-Barros Melo chega, neste contexto, para movimentar ainda mais a vida intelectual e artística do local, promovendo cursos, eventos, etc.

aeso - barros melo - aesoocupa -