Foto: Thayse Medeiros.

Tecnologia x tradição: confira a evolução do Rádio

Rádio, TV e Internet
fevereiro. 13, 2020

Professor Marcos Araújo faz passeio pela história do tradicional meio de comunicação

Radialista há quase 50 anos, Marcos Araújo acompanhou, de perto, grande parte das evoluções tecnológicas do rádio. Atualmente, responsável pela locução de chamadas da programação da Rede Globo Nordeste e professor da AESO-Barros Melo, o jornalista afirma que o meio de comunicação é uma invenção tão extraordinária que, se tivesse surgido depois da televisão, as pessoas iam valorizá-lo ainda mais e achar, de fato, uma experiência fantástica. Afinal, como um veículo que não tem imagem consegue contar  as notícias sem faltar compreensão?

Desde quando  surgiu, no comecinho do século XX, o rádio evoluiu bastante. Em especial, tecnologicamente. Ele continua como um meio de massa, prestando serviço à sociedade, porém, as novas possibilidades também têm facilitado o desenvolvido de diferentes formatos de comunicação como, por exemplo, os podcasts e as rádios web.

“As notícias ganham novo impacto à medida que as pessoas, usando as novas ferramentas, podem, elas mesmas, produzirem conteúdos, trazerem opiniões e se expressarem das mais diferentes maneiras, tudo isso usando formatos antigos do rádio que se modernizam a partir do uso de novas tecnologias. Com isso, avalio que o rádio se atualiza e continua vivo, auxiliando as pessoas que se informam e também se expressam através dos seus formatos”, reflete Marcos.

Confira o áudio completo da entrevista no final desse texto.

Minicurrículo
Com experiência profissional em Rádio e TV, ininterruptamente, desde 1975, Marcos Araújo possui experiências no rádio broadcasting e em radiojornalismo. Atualmente, trabalha como locutor na TV Globo e presta atividades como professor universitário e pesquisador desde 1991.

aeso - barros melo - Rádio Tv e Internet - radiojornalismo - dia do rádio -